Não leve a mal, mas agora eu prefiro ficar comigo.

"O principal é não mentir para si mesmo. Quem mente para si mesmo e dá ouvidos à própria mentira chega a um ponto em que não distingue nenhuma verdade nem em si, nem nos outros e, portanto, passa a desrespeitar a si mesmo e aos demais. Sem respeitar ninguém, deixa de amar e, sem ter amor, para se ocupar e se distrair entrega-se a paixões e prazeres grosseiros e acaba na total bestialidade em seus vícios, e tudo isso movido pela contínua mentira para os outros e para si mesmo."
DOSTOIÉVSKI, Fiodór in Os Irmãos Karamázov pag. 72, Editora 34.

3 comentários:

  1. Mentir para si mesmo é q pior coisa que a pessoa pode fazer. Todavia, as pessoas fazem isso direto sem se dá conta. Isso não afeta somente a elas, afeta outrem que estão próximas. Será que isso tem cura?[...]. Isso fica a criterio de cada pessoa, penso eu.

    ResponderExcluir
  2. Talvez, para algumas pessoas, a mentira pode ser a melhor verdade.

    Manual do Metiroso. [Icaro Igreja]
    Capítulo 00 - Não Minta!

    Isso mesmo, Não minta. Nunca Minta. Mentir faz mal a saúde e faz crescer o nariz. Voce deve sempre dizer a verdade, mentiras sempre atraem mais mentiras, mais problemas, nada de bom pode sair de uma mentira. Se você não quer acabar com sua vida, pegar fama de mentiroso, não minta!

    Dito isto, prossigam por sua conta e risco ao capítulo 01.


    Capítulo 01 - Sempre diga a verdade.

    Nem que seja só uma parte dela... A melhor mentira é aquela que tem em grande parte uma verdade. Não invente nada, apenas altere as pequenas partes nescessárias. Criar algo do nada, além de difícil pra quem não tem criatividade, é perigoso. Qualquer um pode lhe entregar, desmentir e o diabo a quatro. É mais fácil dizer que estava em tal lugar se você realmente foi a esse lugar. Lembre-se que sempre alguém conhece alguém que conhece o primo de alguém que namora com a cunhada de alguém que foi pro lugar, e disse que não te viu lá. Se você esteve lá, pode confirmar que o garçom tava vestido a cueca por fora, que fulano brigou com sicrano e etc. Já se você não esteve lá...

    ResponderExcluir
  3. "...entrega-se a paixões e prazeres grosseiros e acaba na total bestialidade em seus vícios..."

    resistir é preciso,
    vencer é dificil,
    mas não impossivel.
    nós mesmos somos nossos maiores críticos;
    nós mesmos somos nosso maior inimigo;
    o maior embate que temos na vida é a luta contra nós mesmos, contra nossas más tendencias, contra nosso egoísmo venenoso. raiz de todos os males.

    ResponderExcluir

“Existem nas recordações de todo homem coisas que ele só revela aos amigos. Há outras que não revela mesmo aos amigos, mas apenas a si próprio, e assim mesmo em segredo. Mas também há, finalmente, coisas que o homem tem medo de desvendar até a si próprio...” (Dostoiévski)