Simplicidade

O amor esta inversamente proporcional ao apego material, ele esta afeiçoado ao ser imortal que o habita temporariamente. Aí esta o amor: nesse sentimento sem ilusões, sem fantasias, sem paixão cega o lugar que reside o verdadeiro e eterno amor.

Falhamos ao não observar as grandezas de pequenos hábitos, simples e gentis. Valorizar somente a aparência exterior não é amor, é paixão ilusória. O amor verdadeiro observa, além da roupagem física que se desgasta e morre, a alma que se aperfeiçoa, para prosseguir vivendo.

As flores, por mais belas que sejam, um dia murcham e morrem. Mas o seu perfume permanece no ar e no olfato daqueles que o souberam guardar em frascos adequados. O corpo humano, por mais belo e cheio de vida que seja, um dia envelhece e morre, mas as virtudes do Espírito que dele se liberta, continuam vivas nos sentimentos daqueles que as souberam apreciar e preservar, na ânfora do coração.

+Mensagem Espírita 

Autoconhecimento


Como podemos destruir o mundo e achar que estamos maduros e autossuficientes apenas por ler livros e artigos? Como alguém que maltrata um animal acredita estar no caminho da evolução apenas por frequentar um templo e orar a Deus? Como podemos poluir um rio e chegar em casa e ter a consciência de acender uma vela ao santo e pedir proteção?

Trata-se de um organismo vivo, tudo esta ligado. Não existe fora. E se esquecemos de amar o próximo, de perdoar, cuidar da natureza, se deixamos de fazer nossa parte em deixar o mundo um lugar melhor pra se viver, de nada adianta buscar o autoconhecimento.

Discernimento dos sábios, sempre!