Sobre ruas e grades

"You lock the door
And throw away the key
There's someone in my head but it's not me.
And if the cloud bursts, thunder in your ear
You shout and no one seems to hear.
And if the band you're in starts playing different tunes
I'll see you on the dark side of the moon."

"Você tranca a porta
E joga a chave fora
Há alguém em minha cabeça, mas não sou eu
E se a nuvem explodir, trovejar em seu ouvido
Você grita e ninguém parece ouvir
E se a banda em que você está começar a tocar melodias diferentes
Eu te verei no lado escuro da lua"
[Brain Damage - PinkFloyd]

Eu lembro que na primeira década do ano 2000, eu poderia andar sem problema pelas ruas da minha cidade de madrugada. Eu e Jenny, tínhamos pensamentos bastante parecidos e gostávamos de ficar até de madrugada em lanchonetes, ou quiosques que perfilavam a Av. São Sebastião. Outras vezes saíamos andando pela cidade sem rumo, fazendo previsões sobre o futuro ou lamentando nossas desgraçadas vidas recheadas de amores imperfeitos e mal resolvidos... Nós estávamos no 5° bloco da faculdade de pedagogia, mas sempre pensamos que pedagogia ainda era pouco, faltava paixão pela leitura, dedicação e amor no que a gente fazia...Certo dia decidimos tomar rumos diferentes: eu História e ela Biologia. Jenny acabou enveredando para Fisioterapia.
Mas o fato é que hoje me espanta como a minha cidade esta crescendo e ficando violenta, eu tento entender isso me indagando constantemente... Seria a educação? Seria a família? Seria a rebeldia? Seria a desigualdade social? Revolta? As políticas públicas? Quantas vezes eu ja quis sair como eu fazia antes!!! Caminhar altas horas por essas ruas e becos, sentido o vento frio no corpo, parando em qualquer barzinho desses e bater um papo legal, com uma companhia legal, sossegar... Eu me pergunto até que ponto o progresso associado à velocidade das novas tecnologias podem influenciar numa vida realmente confortável e de qualidade.

Felicidade?

Respiro a única felicidade que sou capaz - uma consciência atenciosa e cordial. Passeio o dia todo (...) cada ser que encontro, cada cheiro dessa rua, tudo é pretexto para amar sem medida. Jovens mulheres supervisionam uma colônia de férias, a trombeta do vendedor de sorvetes, as barracas de frutas, melancias vermelhas com caroços negros, uvas translúcidas e meladas - tantos apoios para quem não sabe ser só. Mas a flauta ácida e terna das cigarras, o perfume de águas e de estrelas que se encontram nas noites de setembro, os caminhos aromáticos entre as árvores de pistache e os juncos. tantos sinais de amor para quem é forçado a ser só.

[A. Camus]

Um novo rumo.

O que fazer quando você esta prestes a pegar um ônibus para Teresina para apresentar um trabalho num congresso e esse ônibus é o último que pode chegar a tempo para a sua apresentação, e você ainda o perde? Eu estava com tanta fome! Comprei 2 coxinhas e coloquei dentro de um saco plástico, quando abri o saco na mesa de um outro bar na rodoviária tinha muito mais, pensei: "Vou comer uma"...
Perdi o ônibus, era noite. Eu não poderia ficar ali sozinha. Decidi tomar um novo rumo, ir para qualquer lugar! Afinal, ontem uma vizinha que eu até então não sabia que era minha vizinha foi na minha casa... era mais ou menos 7:00h p.m., sentamos na mesa e tomamos café, não trocamos uma palavras, mas o importante é que tomamos café. Agora ela esta em sua casa, em sua outra casa, em outro lugar que não é Teresina, nem Parnaíba. Eu vou pra lá.
Sentei na poltrona do ônibus, e depois de passear por aquela cidade estranha e grande, vi um moço negro, careca e de terno branco dançando na calçada com uma mulher magra e vestida de vermelho. O ônibus parou e eu fiquei tão encantada, que decidi desembarcar ali mesmo.
No mesmo instante ele me convidou para dançar, eu e ele dançamos muito e eu me surpreendi comigo, pois eu dançava muito bem. Dançamos tango, e eu fiquei amiga dos dois e resolvi ajudá-los numa apresentação que eles iam fazer, e não é que eles acabaram ganhando o prêmio???
Saí correndo, e peguei um outro ônibus. Quando cheguei na casa da minha vizinha, eu não lembrei do nome dela. Mas po! Ela tomou café comigo ontem, e com certeza deve lembrar de mim... Era muito tarde, eu estava cansada, eu queria ir pro quarto. E ainda bem que ela me acolheu!
Eu achei estranho: ela tinha uma coleção de campainhas atrás da porta do quarto dela, e todas funcionávam!!!

Todo mundo muda

Você se foi daqui, logo você irá desaparecer
Sumindo em uma luz bonita
Porque todo mundo está mudando, e eu não me sinto bem.
Tão pouco tempo...
Tente entender que eu estou tentando fazer um movimento 
só para continuar no jogo
Eu tento ficar acordado e lembrar o meu nome
Mas todo mundo está mudando e eu não sinto o mesmo.

[Keane, Everybody's Changing]