Sobre meditar

Certa vez, um amigo me perguntou: como se faz para alcançar o tal silêncio interior que todo mundo diz? Eu não conheço esse silêncio! Então, respondi: você pode até não conhecer o silêncio, mas conhece o barulho.
A verdadeira meditação não está em uma postura, em um conjunto de exercícios físicos, em uma sequência de palavras, mantras, símbolos ou imagens. A verdadeira meditação não é um momento reservado para praticar a meditação, pois a meditação não está em praticar um ato. Meditar não é ficar em silêncio (parar os pensamentos) como muitos acreditam.
Meditar é conhecer a si mesmo. Conhecer as verdades por trás de cada pensamento. Descobrir as raízes (apegos) que levam ao sofrimento e se libertar. Não é mudar, é se libertar. Aquele que ainda acredita em uma mudança está preso ao ego e ao desejo de ser diferente, que é proposto pela mente.
Isso não é uma crítica. O desejo de ser diferente vai surgir em diversas circunstâncias. Ao invés de acreditar no desejo, busque meditar sobre o porquê daquele desejo de mudança lhe está sendo oferecido. Será que é um medo de ser criticado ou uma vontade de ser elogiado, por exemplo? Toda ideia que a mente propõe é baseada no egoísmo (crença num eu para esse eu ganhar). Logo, se investigue, conheça o seu personagem e se liberte dele.
Isso é vivenciado a cada momento. Meditação é autoconhecimento a cada instante.

@Conhecimento Interior