Morangos Morfados

Estou lendo Morangos Morfados, de Caio Fernando Abreu...
como sempre meu amigo Dourado me traz jóias da literatura brasileira.
Ele nem imagina como eu fico empolgada!
Ele vem com dois, três, quatro... livros pra me emprestar,
cada um mais interessante que o outro.

Morangos Mofados tem uma linguagem tão envolvente
que tive que dar um tempo às 4:30 da manhã
pois tinha que acordar cedo pra ir pra universidade.
O livro é dividido em 3 partes -
O MOFO, OS MORANGOS e MORANGOS MOFADOS
Me identifiquei muito com um conto da primeira parte
chamado " Os Sobreviventes", segue abaixo alguns trechos:



"Quanto a mim, a voz tão rouca,
fico por aqui mesmo
comparecendo a atos públicos,
pinchando muros contra usinas nucleares,
em plena ressaca,
um dia de monja, um dia de puta, um dia de Joplin,

um dia de Teresa de Calcutá, um dia de merda.."



"Tanto tesão mental espiritual moral existencial e nenhum físico,
eu queria aceitar que fosse isso: éramos diferentes, éramos melhores,
éramos superiores, éramos escolhidos,
éramos mais, éramos vagamente sagrados,

mas no final das contas (...) cultura demais mata o corpo da gente,

cara, filmes demais, livros demais, palavras demais (...)

tinha uma biblioteca de Alexandria separando nossos corpos"

"Tenho uma coisa apertada aqui no meu peito,
um sufoco, uma sede, um peso (...)
eu nunca tive porra de ideal nenhum, eu só queria era salvar a minha,
veja só que coisa mais individualista elitista capitalista,
eu só queria era ser feliz, cara, gorda, burra, alienada e completamente feliz."
"Já tentei macrobiótica psicanálise drogas
acupuntura suicídio ioga dança natação cooper
astrologia patins marxismo candoblé boate gay ecologia,
sobrou só esse nó no peito, agora faço o quê?
não é plágio do Pessoa não,
mas em cada canto do meu quarto tenho uma imagem de Buda,
uma mãe de Oxum e outra de Jesusinho, um pôster de Freud,
às vezes acendo a vela, faço reza, queimo incenso,
tomo banho de arruda, jogo sal grosso nos cantos,
não te peço solução nenhuma,
você vai curtir seus nativos em Sri Lanka
depois me manda um postal contando qualquer coisa"



***

Parafraseando Heloísa Buarque de Holanda "Morangos não deixa de revelar uma enorme perplexidade diante da falência de um sonho e da certeza de que é fundamental encontrar uma saída capaz de absorver, agora sem a antiga fé, a riqueza de toda essa experiência."


5 comentários:

  1. já q tentou e nada adiantou...
    então seja mais vc e lute pelo q vc quer...
    quem sabe assim vc não precisa tentar mais nada!!!
    só assim pra feliciddade aparecer!!!
    a maioria das tentativa é perca d tempo...
    por isso seja bem mais vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Joyce, passarei a visitar seu blog diariamente!

    ResponderExcluir
  3. Ei, fiquei feliz em saber que você ainda lembra de mim, pensei que tivesse esquecido, acha bom quando agente conversava todos os dias( mesmo sendo virtual, saudades...

    ResponderExcluir
  4. esses trechos parece contigo mesmo...
    tu é dificil de entender...

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito do Caio.

    q bom q vc gostou.

    ResponderExcluir

“Existem nas recordações de todo homem coisas que ele só revela aos amigos. Há outras que não revela mesmo aos amigos, mas apenas a si próprio, e assim mesmo em segredo. Mas também há, finalmente, coisas que o homem tem medo de desvendar até a si próprio...” (Dostoiévski)