O pálido ponto azul

Carl Edward Sagan foi um astrônomo e cientista norte-americano, segundo Ann Druyan, ele desempenhou um importante papel na exploração de nosso sistema solar, acrescentando algo a nosso conhecimento das atmosferas dos planetas Vênus e Marte além da Terra. Foi um homem de intelecto incrível, abrindo caminhos a novos ramos de investigação científica, isso atraiu muitas pessoas ao empreendimento científico. Era um cidadão consciencioso tanto da Terra como do cosmo.
Hoje fui envolvida por algo que vi e ouvi: imagens acompanhadas por um texto desse homem, seu texto nos faz deixar a espiritualidade geocêntrica, narcisista, “sobrenatural” introjetada desde a nossa infância e abraçar a vastidão, afinal nós não passamos de micropartículas num pálido ponto azul.

Vale a pena conferir o vídeo.



Um comentário:

“Existem nas recordações de todo homem coisas que ele só revela aos amigos. Há outras que não revela mesmo aos amigos, mas apenas a si próprio, e assim mesmo em segredo. Mas também há, finalmente, coisas que o homem tem medo de desvendar até a si próprio...” (Dostoiévski)