Os Kobda

Em Alexandria existia uma escola iniciática cujos fundamentos eram altamente espirituais. Os fundadores daquela fraternidade era homens de fina linhagem (...) movidos pelos mais puros sentimentos de amor. A fraternidade Kobda estava localizada na região do Egito e da Mesopotâmia, através da notável personalidade de Filon de Alexandria, essa escola pôde dar uma amostra da sua sensibilidade divina.

Filon de Alexandria foi um filósofo judeu-helenista, ele disseminou conhecimento utilizando elementos da filosofia de Platão, constatando que os textos bíblicos passavam uma mensagem que ia além do simples significado textual, ele viu o poder do Universo.

Deus, o Universo, transcende tudo que é conhecido pelo homem, ele vai além dos limites da experiência material. O objetivo maior do humano seria voltar a se unir com o Todo (Deus) que é perfeito e do qual nós não temos a capacidade de compreensão. Somente haverá uma ligação com Deus quando o homem libertar sua ligação com o corpo, com o material.

Para Filon de Alexandria o homem pode levar sua vida de três formas:
1) A forma mais básica e inferior, o homem esta ligado ao corpo como extensão física, material.
2) É quando o homem utiliza a razão para direcionar sua vida.
3) Acontece quando a alma e o intelecto estão ligados ao espírito divino, aí temos a última e superior forma de vida.

Fonte: Livro Maria de Nazaré, Miramez/João Nunes Maia
           www.filosofia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Existem nas recordações de todo homem coisas que ele só revela aos amigos. Há outras que não revela mesmo aos amigos, mas apenas a si próprio, e assim mesmo em segredo. Mas também há, finalmente, coisas que o homem tem medo de desvendar até a si próprio...” (Dostoiévski)