Na terra dos tremembés



O livro de Diderot Mavignier conta que os tremembés foram os primeiros habitantes da costa litorânea do Piauí, Ceará e Maranhão. Trata-se de um povo que merece o respeito que uma gente forte merece, uma gente que mesmo em desigual condições de confronto, teve a audácia de lutar pela liberdade e a coragem de perder. 

Um fato importante da vida dos índios Tremenbés no litoral do Piauí é que eles não aceitaram assentamento por parte dos europeus, enquanto os Potiguares (região do Ceará) foram assentados pelos europeus e os Tupinambás (São Luís) permitiram a ocupação dos franceses e depois dos portugueses. Os Tremembés provaram ser um povo guerreiro e valente: somente após 200 anos é que tiveram seu território tomado pelos europeus.
Os Tremenbés cultivavam mandioca, milho, feijão, batata, jerimum; usavam arapucas, alçapões, zarabatanas, arcos e flechas para caçar; criavam papagaios, tingiam o corpo, faziam tatuagens, usavam colares de sementes e dentes de macacos, confeccionavam redes de palha, cestas de cipó; usavam flautas de bambu e ossos, maracá de cabaça, tambores de troncos de árvores, trombetas de búzios e ainda eram exímios nadadores, o que levou os colonizadores a apelidá-los de peixes racionais.


Um ritual de inversão bastante emblemático: quando não estavam em pé de guerra, eles recebiam os brancos aos prantos como uma irônica alegria.


DIDEROT MAVIGNIER