"O mundo é isso, revelou: Um montão de gente, um mar de fogueirinhas!

Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo."

Eduardo Galeano
Em O Livro dos Abraços

Sobre a marca de Caim

"Passaram a dizer que os homens assim marcados eram pessoas suspeitas e ímpias, o que, na verdade, ocorria. Pois os homens corajosos, as pessoas de caráter, sempre inquietaram os demais. Tornavam-se, portanto, francamente incômoda  a existência de uma raça especial de homens sem medo e capazes de infundir medo aos demais, e então lhes atribuíram um apodo e uma lenda amarga para se vingarem daquela raça e justificarem de certo modo os temores sofridos (...) minha opinião é que Caim era um homem honrado, e lhe arranjaram essa história porque o temiam (...) A crua realidade foi esta: o homem forte matou o homem mais fraco. Talvez tenha sido um feito heroico, talvez não. Seja como for, os outros homens fracos sentiram medo e se uniram em seus clamores contra o fratricida; mas quando lhes perguntavam por que não o prendiam ou o justiçavam, em vez de responderem "Porque somos uns covardes", respondiam: "Impossível! Ele tem um sinal! Está marcado por Deus."

Demian, Hermann Hesse
p.32 e 33
Dizem que todos os poetas devem ter um amor não correspondido, eu penso que todos os amantes devem ter ideias que provoquem medo.
Não tente adivinhar o que as pessoas pensam ao seu respeito. Faça a sua parte, se doe sem medo. O que importa mesmo é o que você é, mesmo que outras pessoas não se importem!
Atitudes simples podem melhorar sua vida. Não julgue para não ser julgado.
Um covarde é incapaz de demostrar amor - isso é privilégio dos corajosos.

Mahatma Gandhi
"Um dia um caminhão atropelou a paixão
Sem teus carinhos e tua atenção o nosso amor se transformou em "Bom Dia"..."


Da importância

"Mas cada homem não é apenas ele mesmo; é também um ponto único, singularíssimo, sempre importante e peculiar, no qual os fenômenos do mundo se cruzam daquela forma uma só vez e nunca mais. Assim, a história de cada homem é essencial, eterna e divina, e cada homem, ao viver em alguma parte e cumprir os ditames da natureza, é algo maravilhoso e digno de toda a atenção".

Trecho do Prólogo do livro Demian, de Hermann Hesse.

Confesso

Insistir no erro é burrice, e pior: perca de tempo.
O tempo passa e além de nos envelhecer, faz com que as coisas passem a ter novo significado, o que era importante já não é mais e o que não tinha tanto valor assim, permanece em evidência. Mudam-se os valores, os pontos de vista, as vontades, os gostos, a cor do cabelo, a pele e tudo mais que faz parte da nossa rotina. Meu pai fala que tudo tem um fim, e que só aguentamos até o tanto que podemos. Coloco minhas cartas na mesa: Eu, mais do que gostar, posso afirmar que amo. Mas de muitas coisas que pude ser testemunha nos últimos anos, a dignidade, o reconhecimento da pessoa como ser digno de respeito, é uma necessidade que todo ser humano consciente deve ter.

Chegou a hora de reinventar-se, seguir o caminho.


Rotina

Diariamente ela vem até aqui. O seu semblante é de uma mulher jovem e bonita, muitas vezes triste e calada, outras vezes sorridente e esperançosa. Todo dia ela acorda cedo, e coloca um vestido às vezes bonito e outras nem bonito, nem feio. Apenas um vestido...

Fico imaginando qual de nós duas é a mais miserável... Se é ela, que apesar de muito bonita e independente, se deixa manipular e ser usada por um cara covarde e dissimulado em nome da família, ou se sou eu, que já deveria ter cortado relações com Parnaíba e vivo de migalhas sentimentais.

O que dói mais? A violência física, verbal ou a indiferença? A extorsão ou a chantagem? A mentira ou a ilusão? A tristeza ou a ansiedade? A angústia ou saudade?

"a vida, a vida realmente é diferente. Quer dizer, a vida é muito pior!"

Doce demais...

Da janela do meu quarto vejo o dia amanhecer, talvez um cigarro sem gosto ou um amante sem forma fosse uma boa companhia. Mas o quarto esta vazio, sem palavras a ouvir... Só a voz de Tim Maia me falando verdades e essa melancolia medíocre...

E assim, sem sal, doce demais, essa madrugada acaba. Fica o ardor que queima minha garganta e a solidão de um mundo que não pertenço mais.

Love hurts!



"Foi você quem me deu todo amor que sonhei, foi você! Mas um dia aquele amor morreu. Eu não sei o que fazer pra você me querer, eu não sei! 
Sei que o nosso amor se acabou... "

Madrugada

Acordei com uma ligação "por engano" às 2:30 da manhã onde eu ouvia vozes, nitidamente uma conversa entre um homem e uma mulher, eu falava insistentemente "alô" em seguida ouvi um "viixê" e o telefone desligou. Tentei retornar inúmeras vezes, mas o telefone ficou desligado... Essa ligação veio de alguém que deixei em Parnaíba. Já são 05:05 da manhã... Não consigo pregar o olho.

Na noite passada fui ao Clube dos Diários, um barzinho charmoso próximo à Praça Pedro II, em Teresina. Encontrei com a ex-estagiária Isabela, conversamos e tomamos algumas cervejas. A pessoa com quem mais me identifiquei nessa cidade foi com ela, uma mulher de espírito livre, que gosta de fazer suas vontades sem depender de ninguém. Gosto da Isabela porque ela me passa franqueza e segurança, ela sabe o que quer: fazer um mestrado, ser professora universitária e abrir uma livraria.

Existe alguém que vive o contrário. Sem metas e perspectivas. Isabela disse que isso geralmente é coisa de idade, mas eu sinceramente não sei o que é. 

Há muito tempo sinto que as coisas estão mudando, as coisas não satisfazem, não dão prazer. Em julho teve início um ciclo ruim, vamos dizer que teve início o que chamam de inferno astral... A vontade que dá é de jogar tudo pro alto, fugir de Teresina e encontrar gente interessante, simples... Gente que tenha algo pra compartilhar: liberdade, paz, tranquilidade, harmonia, bom humor, alegria.

O dia já esta amanhecendo, é mais um dia vazio. Mais um sábado sem graça. Aliás, "sem graça" passou a ser um rótulo. Me perguntam: "onde esta aquela Joyce? Você esta muito mudada...".
Epa, cadê eu?


Covardes!

'Toda ação gera uma reação', 'todo crime tem castigo', 'gentileza gera gentileza'. Nos enfiaram essas frases feitas goela abaixo e tivemos a impressão que tínhamos o controle da situação. O que percebi é que ações nem sempre geram reações, enxurradas de crimes permanecem impunes e as pessoas estão cada vez mais  mesquinhas, ingratas e ambiciosas.
O que nos resta é aceitar essa realidade e saber lidar com isso.
Diariamente assistimos e lemos manuais para encontrar a felicidade, a liberdade, o bom humor. Estou de saco cheio disso tudo. O mundo é vil e somos criaturas nojentas! O que fazemos no mundo é fugir das humilhações, da nossa incapacidade de trabalhar no que gostamos ganhando pouco, de conseguir um amor verdadeiro... Medo de virar a mesa! Medo de começar do zero!

Dias difíceis...

"Quando eu fui ferido vi tudo mudar das verdades que eu sabia...
Só sobraram restos e eu não esqueci toda aquela paz que eu tinha...

Eu que tinha tudo, hoje estou mudo, estou mudado
À meia-noite, à meia luz, pensando...
Daria tudo por um modo de esquecer!

Eu queria tanto estar no escuro do meu quarto
À meia-noite, à meia luz, sonhando...
Daria tudo por meu mundo e nada mais!"


Zeca

Ainda triste, gostaria que todos soubessem que antes de qualquer coisa, eu sou filha, irmã, prima, e sem sombra de dúvidas NETA. O fato de eu não estar em Teresina hoje, não é sinônimo de diversão. Ninguém sabe, além da minha irmã, o tanto que a recaída e morte do meu avô me afetou. O meu único avô, um homem da terra, trabalhador, um exemplo de decência e honestidade. Ninguém sabe o grau de admiração e respeito que eu tinha para com sua pessoa. Me entristece muito o fato de conviver com pessoas, que em suas medíocres vidas, se acham no direito de julgar o sentimento e a dor de uma pessoa. Infelizmente tenho que aprender a lidar com isso,  hoje, além da tristeza, senti na pele que eu sou mais uma peça da engrenagem que não pode parar, sem sentimentos, sem humanismo, apenas uma máquina que so serve pra dar resultados...

Strawberry Fields Forever!







Me deixe te levar, pois estou indo aos campos de morango... 
Nada é real e não há nada com o que se preocupar! 
Campos de morango para sempre!



"A noite eu bebo para dormir e finjo que não me importo de você não estar aqui comigo, porque é muito fácil de lidar com todos os meus problemas se eu estou longe no oceano, mas alguma coisa melhor irá acontecer logo ou será tarde demais pra trazer você de volta. Não volte para Rockville!"

Feliz :)

Cada momento de beleza vivido e amado, por efêmero que seja, é uma experiência completa que está destinada à eternidade. Um único momento de beleza e amor justifica a vida inteira.

Rubem Alves